ARMAS QUÍMICAS
Armas químicas são definidas como qualquer substância química cujas propriedades tóxicas são utilizadas com a finalidade de matar, ferir ou incapacitar o inimigo.



  • Armas químicas e a guerra: O uso de armas químicas para combater um inimigo não é algo novo. Há relatos do uso dessas armas na antiguidade e idade média onde grupos usavam de flechas para envenenar seus rivais, porém, foi na Primeira Guerra Mundial que elas foram usadas em grandes proporções. Foi ideia do cientista alemão Fritz Harber (ganhador do prêmio Nobel de química, por suas pesquisas com amônia), o uso do gás cloro para destruição das tropas inimigas. Também na Primeira Guerra Mundial, foi usado pelos alemães o gás mostarda, já os ingleses e franceses usaram de gases do sangue. O valor aproximado de mortos por armas químicas nesta guerra foram de 100 mil pessoas. Após a guerra e depois de cientistas pressionarem o congresso, em 1925, o Protocolo de Genebra procurou limitar o uso e de fato a produção chegou até ser suspensa, mas não é possível controlar ''cientistas a serviço do mal'' e então continuaram a ser usadas em conflitos no século XX. Já na Segunda Guerra Mundial, armas químicas foram usadas pelos nazistas os quais utilizaram um gás chamado Zyklon B d gás cianídrico para extermínio de judeus. Um dos mais recentes casos do uso de armas químicas foi na guerra do Vietnã em 1974, onde os Estados Unidos se utilizou de agente laranja e napalm contra os vietnamitas. As consequência de tal ataque ainda são visíveis em alguns habitantes.
windowslivewriterphotosro2.jpg
  • Classificação:
  • Os agentes nervosos são compostos químicos que receberam esta denominação porque afetam o sistema nervoso. Os principais representantes desta classe são: Tabun, Sarin (GB) e o VX Sarin.
  • Os agentes sufocantes são substâncias que, absorvidas pelos pulmões, induzem a alta secreção de fluídos pelos alvéolos, impedindo, assim, a respiração por mecanismo de afogamento. Os principais agentes sufocantes são: fosgênio, cloro e cloropicrina. Gás cloro (Cl2)
  • Os agentes vesicantes são um grupo de princípios químicos que em contato com a pele induzem a formação de bolhas e podem também ser absorvidos por via respiratória, produzindo efeitos sistêmicos. Os principais representantes desta classe são: mostarda de enxofre, levisita e fosgênio oxima. Gás mostarda (Cl - CH2 - CH2 - S - CH2 - CH2 - Cl)
  • Zyklon_B.jpg Sarin.jpg fórmula estrutural do sarin